Antônio José
Blogs - Arte em prosa e verso   Antônio José

Publicado em 21 / 11 / 2020 às 11h23 |

Sobrinho alado

Sobrinhos são quase filhos e vê-los crescer enche de orgulho o coração de toda a família

fonte: Google Imagens

 fonte: Google Imagens

Querido sobrinho, mais que um simples parabéns de aniversário que possa lhe dar, aqui vão algumas palavras de um tio querido a seu sobrinho alado.

Parabéns, meu garoto! Você está saindo da adolescência e preparando-se para a vida adulta. 17 anos, uma idade fantástica para viver e escolher. Refiro-me a viver porque o tempo passará célere e os momentos de juventude – é verdade! - são esgotáveis. As suas escolhas terão seu peso quanto ao futuro que deseja eregir e desfrutar.

Nesta fase os relacionamentos começam a crescer de importância e complexidade. Grupos de amigos, namoradas, pais e filhos. Aqui entra de fato o aprendizado da escolha. Saiba que a dúvida e o medo são fatores de nossa existência, mesmo você sendo da geração da internet com o mundo na palma de sua mão. Portanto, quando a incerteza instalar-se em suas redes sociais como um hacker e o temor obrigá-lo a excluir seguidores, amigos mais virtuais que reais, convém ponderar antes que tudo seja excluído. Não deixe de refletir e atuar. Continuar ou desistir são atitudes de vida ou morte. Coragem para as postagens da vida.

Meu garoto descobrirá que nem todas as pessoas serão verdadeiros amigos. Alguns o acompanharão grande parte de sua vida, se as vicissitudes deixarem a amizade fluir; outras pessoas irão desaparecer sem deixar vestígios ou ainda tornar-se-ão seus rivais no mundo do trabalho e das aparências sociais. Acompanhadas dos amigos vêm as festas, as madrugadas, as diversões perigosas. Dirão que você beba para ficar na onda do grupo; quererão que você apronte uma a fim de que todos saibam quem é você. Aí sua personalidade e indenpendência ficarão em xeque para responder aos amigos, e nesse dia, só você poderá tomar a bruvura de um "sim" ou de um "não".

Prepare-se.

Quanto ao namoro, ficar, mulheres, amor, isso é uma escola onde todos nós sempre temos muito a aprender. Agora você está descobrindo o potencial do seu corpo e seus hormônios estão lhe empurrando em mil direções. Ficar, segundo a geração Y, é um exercício para o namoro sério ou pura diversão gratuita. Não se perturbe! O amor aparecerá inevitavelmente. Você sentirá frio em dias de b-r-o-bró, nervosismo diante da mão estendida, seu coração terá mil palavras que a boca não saberá dizer. E no tempo certo virá o sexo. Aí você vai crescer, se apaixonar, magoar a pessoa amada, vai trair e ser traído e achar que o amor não existe. Um adulto completo! Até lá não brinque com o amor. A melhor dica é: cuidado com os sentimentos alheios e com os seus mais ainda.

E seus pais? Pais e filhos discordam de ideias e comportamentos no milenar conflito de gerações. Roupas, músicas, relação de poder, sonhos de liberdade. Seus velhos são pessoas como nós dois. Eles não sabem tudo sobre a sua vida; nem você mesmo sabe. Não existe manual completo de filho para que o pai tenha total controle sobre ele. Também não há botão que desligue a vigilância sadia de uma mãe. E pais, estar por nascer o filho que não dê trabalho quando chega à juventude plena.

O futuro, sobrinho alado, está chegando. Será este o lugar onde iremos passar o resto da vida. A tríade da realização pessoal pode ser: estudo-faculdade-trabalho - conforme as condições de cada um. Estudar é reconhecer que não sabemos muita coisa, portanto, usufrua a estante de livros que disponibilizo para você e seus irmãos. Entrar na universidade ainda é uma parede didática de um ensino superior público destinado a poucos, por isso aproveite quando chegar por lá antes de exorcizarem-lhe o espírito estudantil sonhador. Trabalho não é cadeira elétrica, nem cadeira de balanço. É estar de pé todos os dias para a luta diária.

Curta a vida porque a vida é curta como uma crônica. Se tudo der certo ou errado, a responsabilidade das escolhas é apenas sua. Neste século 21 quem vai dizer onde você deve morar serão os empreendimentos pessoais e as oportunidades que você procurar. Portanto não tema alçar voo quando os ventos da ventura lhe fizerem bater asas para fora do ninho familiar. Pássaro foi feito para voar e você é meu sobrinho alado.

Texto dedicado a Françõis Peres Alvarenga, meu sobrinho alado.

Mais notícias

Black Fraude

crônica

Black Fraude

Sobrinho alado

crônica

Sobrinho alado